» » China pede suspensão imediata do escudo antimísseis dos EUA na Coreia

Instalação do sistema antimísseis americano THAAD em um campo de golfe em Seongju, na Coreia do Sul, em 26 de abril de 2017 - DAEGU ILBO/AFP/Arquivos



A China pediu nesta terça-feira a suspensão “imediata” da instalação do sistema antimísseis americano THAAD na Coreia do Sul, horas depois de Washington confirmar que o mesmo já está operacional para contra-atacar a ameaça da Coreia do Norte.
Pequim denunciava há vários meses a instalação do dispositivo, alegando que prejudica sua própria força de dissuasão.
“A posição da China é clara e firme. Somos contrários à instalação do sistema THAAD e pedimos às partes envolvidas que interrompam imediatamente a instalação. Tomaremos as medidas necessárias para defender nossos interesses”, afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang.
Na segunda-feira, o coronel Rob Manning, porta-voz das forças americanas na Coreia do Sul anunciou que o sistema THAAD já estava “operacional”, com a “capacidade de interceptar os mísseis norte-coreanos”.
Outra fonte americana, que falou à AFP na condição de anonimato, indicou, no entanto, que o sistema instalado alcançou apenas a “capacidade inicial de interceptação”.
O porta-voz chinês expressou, ao mesmo tempo, satisfação com as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que estaria disposto a uma reunião com o dirigente norte-coreano Kim Jong-Un “sob as circunstâncias adequadas”.
“Tomamos conhecimento das declarações da parte americana e dos sinais positivos positivas que transmitem”, disse Geng.
“A prioridade urgente é tomar medidas para reduzir a tensão. E uma das medidas eficazes para fazer isto é retomar as negociações de paz com a Coreia do Norte”, completou.
A China, assim como os Estados Unidos, denuncia o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte. Washington, no entanto, deseja que Pequim faça mais para convencer o regime norte-coreano a abandonar seus projetos.
IstoÉ

Rádio Interativa

Só o Melhor da Musica Brasileira e Intenacional, 24 Horas no AR !!! A Rádio Interativa é uma emissora na Internet com 2 Anos no ar, localizada na cidade de Guajará-Mirim,Ro. sempre levando aos seus ouvintes uma programação. e atendendo a todos os gostos, com mensagens e pensamentos positivos para o seu dia a dia e programas prestadores de serviços, lazer, diversão e cultura. Nossa equipe é formada por voluntários que não medem esforços para levar até você uma programação diversificada, contagiante e fazer uma comunicação a serviço da vida.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta