» » ''Cheia ''Rio Madeira avança sobre escolas do distrito de Jaci-Paraná e mais de mil alunos são afetados


A cheia do rio Madeira e o seu constante avanço sobre as comunidades ribeirinhas continua a ser um fator de grande preocupação, atualmente diversas famílias recebem apoio de equipes da Defesa Civil, isso, mesmo com a negativa do SIPAM de uma enchente próxima à registrada em 2014, a maior da história.
Dessa vez, duas escolas dentro do distrito de Jacy Paraná, Maria Nazaré e Joaquim Vicente Rondon, uma estadual e outra municipal, que atendem juntas mais de mil alunos, já estão sendo tomadas pela água do rio.
A situação é mais grave na escola Maria de Nazaré, onde todo o entorno já está alagado.
Um projeto de remanejamento das duas unidades escolares foi realizado, porém até o momento não saiu do papel, os alunos estão com medo de perderem o ano letivo e adentrarem 2019 sem escola na região.
Recentemente a Assembleia Legislativa de Rondônia, aprovou por 14 votos um projeto que permite a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio a elevar em 80 centímetros a cota do lago artificial montado dentro do distrito onde as escolas ficam localizadas.
A maioria dos moradores locais atribuem esse avanço do rio ao represamento atual, o medo maior é o que irá acontecer a partir desse aumento.
Vale ressaltar que o projeto passou pelo legislativo sem laudo de impactos ou análises específicas do que realmente irá alterar na região afetada.
Estudantes e servidores das escolas aguardam a movimentação dos órgãos responsáveis em sanar o problema.


Fonte: JH Notícias

Rádio Interativa

Só o Melhor da Musica Brasileira e Intenacional, 24 Horas no AR !!! A Rádio Interativa é uma emissora na Internet com 2 Anos no ar, localizada na cidade de Guajará-Mirim,Ro. sempre levando aos seus ouvintes uma programação. e atendendo a todos os gostos, com mensagens e pensamentos positivos para o seu dia a dia e programas prestadores de serviços, lazer, diversão e cultura. Nossa equipe é formada por voluntários que não medem esforços para levar até você uma programação diversificada, contagiante e fazer uma comunicação a serviço da vida.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta