Cinco dicas para WhatsApp que poucas pessoas conhecem

Share:
 
Truques ajudam a fazer coisas escondido, descobrir quem não tem seu número na agenda ou não leu uma mensagem enviada.

WhatsApp acumulou múltiplas versões com vários truques escondidos ao longo dos últimos 10 anos – alguns deles possivelmente desconhecidos de alguns dos 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente

São funções que envolvem maneiras de interagir no aplicativo sem ser visto, ou descobrir informações sigilosas, como as pessoas que bloquearam você ou que gravaram o seu número na agenda. Veja a seguir cinco recursos do WhatsApp para celular Android iPhone (iOS) que você, provavelmente, não conhece.

1. Ler mensagens apagadas para todos

O WhatsApp permite, desde novembro de 2017, apagar mensagens para todos os membros da conversa em até sete minutos após o envio – ou por mais tempo ao lançar mão de um truque. Poucos sabem, porém, que o mecanismo pode ser burlado no Android para contornar a remoção do conteúdo (em texto e áudio). O segredo é usar o app Notification History, que permite recuperar o histórico de notificações do celular e ler qualquer mensagem de texto ou voz recebida, inclusive que já tenha sido apagada do chat. O funcionamento do app consiste em salvar um histórico das notificações que você recebe. Assim, mesmo que algo seja deletado no WhatsApp, fica gravado no app e você pode acessar depois. 

                 
App Notification History permite ler e ouvir mensagens apagadas do WhatsApp

2. Saber se um contato adicionou seu número na agenda
Não adicionar o número de um contato na agenda é um velho truque para se esconder de alguém sem precisar bloqueá-lo. Mas, a solução não é infalível: com funções oferecidas pelo próprio WhatsApp, é possível descobrir se alguém fez isso com você. A primeira coisa a fazer é reparar se o contato aparece sem foto, não fica online e nem tem posts no WhatsApp Status, mas, mesmo assim, consegue interagir com você.

Se a dúvida permanecer, é possível tentar outra solução envolvendo listas de transmissão: somente contatos que têm o seu número na agenda recebem mensagens desse tipo. Veja como fazer o teste no Android ou iOS.

Passo 1. Acesse o menu do WhatsApp e crie uma nova lista de transmissão.
Crie uma lista de transmissão no WhatsApp.

Passo 2. Selecione pelo menos dois contatos, um com suspeita de não ter seu número e outro que você tenha certeza de que tem. Envie uma mensagem qualquer na conversa.
  
Inclua na lista um contato que pode não ter seu número na agenda.

Passo 3. Pressione a mensagem enviada para abrir o menu suspenso e toque no “i” na parte superior (no iPhone, o botão tem o nome “Dados”). Observe a lista de confirmação de entrega: se o contato realmente não gravou seu número, ele nunca aparecerá ali.

 
Veja se o contato suspeito aparece na lista de entrega

3. Saber se o contato leu a mensagem (mesmo sem check azul)
Áudios sempre enviam recibo de reprodução quando são ouvidos, por isso, podem servir para descobrir quando um contato leu sua mensagem mesmo que ele tenha desativado a confirmação de leitura (check azul). Abra uma conversa na qual haja a suspeita de que a pessoa já tenha lido, mas insiste em não responder, e envie um áudio. Se os vistos azuis aparecerem ao lado, o conteúdo em texto enviado acima já foi lido.


Áudio do WhatsApp mostra sempre check azul 

4. Ouvir áudios de forma oculta
Se você está do outro lado da conversa e não deseja que áudios recebidos lhe denunciem, é possível burlar o comportamento do WhatsApp com uma solução engenhosa. Primeiro, adicione o seu próprio número na agenda e inicie um bate-papo consigo mesmo. Daí em diante, basta encaminhar os áudios para esse chat e ouvir ali sem ser descoberto pelo remetente. Os checks azuis não aparecem e, portanto, é possível reproduzir as mensagens sem ser detectado.

Ouça áudios do WhatsApp em uma conversa consigo mesmo para não ser descoberto

5. Descobrir quem bloqueou você
Existem pelo menos cinco maneiras de descobrir se alguém te bloqueou no WhatsApp. Verifique primeiro se o contato exibe status online e “visto pela última vez”. É importante também prestar atenção na foto de perfil: se ela não aparece ou, principalmente, deixou de ser exibida repentinamente. Vale também tentar adicionar a pessoa em novos grupos, efetuar chamadas de voz ou vídeo e checar o comportamento das mensagens enviadas por você: se nada for entregue, é provável que a pessoa tenha lhe colocado na lista de bloqueados.


Foto do perfil não é exibida para pessoas que foram bloqueadas no WhatsApp 

Rádio Interativa FM 
Fonte: Tech Tudo