Operação Fronteira Mais Segura cumpre 37 mandados e 12 pessoas são presas em flagrante em Rondônia

Share:

A faixa de fronteira brasileira corresponde a 16.886 quilômetros, engloba 588 municípios de 11 estados da federação e faz divisa com dez países. Rondônia faz fronteira com a Bolívia, numa extensão de 1. 342 quilômetros, distância equivalente a ida e volta de Porto Velho a Vilhena. Foi pensando em combater os delitos transfronteiriços e nacionais que a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou de 10 a 12 de julho a Operação Fronteira Mais Segura.



Pontos estratégicos ao longo da BR-425 e BR-364 foram utilizados para deter pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas e recuperar veículos roubados. Ao todo, 192 profissionais da segurança pública, entre homens e mulheres, participaram da operação.




Militares fazendo as abordagens em pontos estratégicos



A Zona Rural de Ponta do Abunã, Nova Mamoré e vias que dão acesso à Estrada Parque Guajará foram uns dos pontos fiscalizados pela Segurança Pública do Estado de Rondônia.



Mais de 190 agentes atuaram na operação que contou com a presença do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Gerência de Integração de Segurança e Fronteira da Sesdec.



Um cidadão do Acre, que teve o carro recuperado pela Operação Fronteira Mais Segura, agradeceu nas redes sociais o trabalho realizado pelo Estado de Rondônia. Marcos Mustafa conta que o automóvel tinha sido roubado uma noite antes de começar a operação.



“Venho agradecer a Secretaria de Segurança Pública de  Rondônia, pelo trabalho de recapturar o veículo, tomado ontem a noite no bairro Canaã, onde a família foi feita refém.  O carro foi recuperado no município de Guajará Mirim. Agradeço em especial ao Coronel Hélio Pachá, Secretário de Segurança do Estado de Rondônia que tem feito um excelente trabalho. A vontade é de trazer ele para ser nosso secretário,” disse Mustafa.



A Operação Fronteira Mais Segura apreendeu R$ 29,9 mil em espécie, R$ 100 em moedas falsas, dois carros, duas motocicletas, 1,6 Kg e 15 invólucros de cocaína, 11 invólucros de crack, uma pistola, uma espingarda e celulares. Foram cumpridos 37 mandados  e 12 pessoas presas em flagrante.


 Coronel Pachá com equipe operacional



“Nós estamos iniciando nossa primeira operação grande, conjunta e integrada com o apoio do Exército Brasileiro que é importantíssimo para nos ajudar a proteger essa região de fronteira. Deixo meus agradecimentos aos que participaram tanto na elaboração como na execução da Operação Fronteira Mais Segura. Juntos somos mais eficazes,” finalizou Pachá.



Além de acompanhar a operação, o secretário visitou as instalações dos quarteis próximos da fronteira. Participou de reunião no  6º Batalhão da Polícia Militar de Guajará-Mirim e,  também, reuniu-se com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim (Acisgm), onde concedeu entrevista para a imprensa local.

Fonte:  Secom - Governo de Rondônia