Bombeiros e polícia foram acionados após testemunhas relataram que homens estavam queimando papeis no local

Após fogo em consulado chinês, EUA ordenou fechamento Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos decretou o fechamento do consulado chinês em Houston, no Texas, nesta quarta-feira (22), sob a justificativa de “proteger a propriedade intelectual americana e as informações privadas dos americanos”.

A decisão acontece após a polícia e os bombeiros de Houston responderam às denúncias de que documentos estavam sendo queimados no pátio do Consulado Geral da China em Houston na noite de terça-feira (21).

A relação entre os dois países, que já vem mostrando desgaste há alguns meses por conta da pandemia do novo coronavírus, piorou ainda mais nessa semana após dois hackers chineses serem indiciados por suspeita de roubar informações sobre projetos de vacinas.

Segundo o governo americano, eles trabalhavam para o ministério da Segurança de Estado da China. A dupla também foi acusada de violar a propriedade intelectual de empresas nos Estados Unidos e em outros países.

– Os Estados Unidos não tolerarão as violações da República Popular da China da nossa soberania e intimidação do nosso povo, assim como não toleramos as práticas comerciais desleais, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos – afirmou Mortan Ortagus, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.

Os chineses, por sua vez, chamaram a decisão de “escalada sem precedentes” de ações contra o país asiático e prometeram medidas firmes de retaliação caso os americanos não revertam a decisão.

– O fechamento unilateral do consulado geral da China em Houston dentro de um curto período de tempo é uma escalada sem precedentes de suas ações recentes contra a China – disse Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

A imprensa de Houston relatou que os bombeiros foram ao consulado chinês após receberem uma denúncia de incêndio. De acordo com o jornal “Houston Chronicle”, testemunhas disseram que as pessoas estavam queimando papel no que parecia ser latas de lixo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem